ESCUTE EM QUANTO PASSEIA PELO BLOG

ODONTOLOGIA PARA GESTANTES


Dra. Desirée Terra
   Cirurgiã-Dentista
    CRO/RS 18.255


Olá! Hoje vamos conversar sobre gravidez e problemas dentários.

Durante a gravidez, os dentes e gengivas devem ter uma atenção redobrada. Se a sua gravidez está sendo programada, o ideal é que visite seu dentista antes, para verificar eventuais necessidades de tratamentos prévios, já que no primeiro trimestre de gravidez os procedimentos ficam um tanto limitados devido à impossibilidade de realizarmos radiografias e alguns tipos de anestesia.
Durante a gravidez, um grande número de mulheres desenvolvem a gengivite, que é uma inflamação gengival provocada pelo acúmulo de placa, e como em geral a gengivite não dói , as mulheres tendem a só perceber a existência da doença já em um estágio muito avançado, chamado de periodontite, onde em grande parte das vezes já existe mobilidade dentária. A gravidez não é a causa da gengivite, mas pode ser considerada um fator modificador da resposta inflamatória devido a grande quantidade de hormônios, ou seja, a gengiva nessa fase responde com inflamação com maior facilidade, mesmo se houver o mesmo acúmulo de placa que havia antes da gravidez.
O mito de que os dentes ficam mais fracos e por isso quebram com maior facilidade não é verdadeiro. O cálcio da mãe não é de forma alguma retirado pelo bebê. Algumas grávidas desenvolvem cáries durante a gestação devido ao fato de se alimentarem com mais freqüência e em horários desregulados, descuidando assim da higiene após as refeições.
Gestantes que perdem dentes durante a gravidez, algumas vezes devido a grande mobilidade, possivelmente já tinham problemas odontológicos prévios a gestação, que foram sim exacerbados pela modificação da resposta inflamatória frente à presença de placa.
Futuras mamães, fiquem atentas  aos sinais de gengivite (gengiva inchada, avermelhada, flácida, sangramento durante a  escovação ou uso do fio dental), pois muitos estudos já comprovam uma forte associação entre problemas dentários da futura mamãe, como gengivite e periodontite, e parto pré-maturo e bebês de baixo peso.
Na dúvida, lembre-se sempre de consultar seu dentista. Prevenir é o melhor remédio.


Se você tiver dúvidas ou tiver sugestões de assuntos, enviar para:
de_terra@hotmail.com